Restauração de Ecossistemas: Inema promove atividades complementares ao curso

08/05/2024

Nos próximos dias 10 e 11 de maio, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) promovem uma série de atividades complementares ao curso de Formação Inicial e Aplicada em Restauração de Ecossistemas, no âmbito do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FORMAR. A capacitação, que ocorre no município de Castro Alves, faz parte das ações previstas no Plano de Ação Territorial (PAT) Chapada Diamantina-Serra da Jiboia, englobando uma abordagem abrangente e prática para a conservação e restauração desses importantes ecossistemas.

Os eventos, que serão realizados em momentos distintos, têm como objetivo principal capacitar os profissionais que acompanharam as aulas virtuais do curso pela plataforma do FORMAR, para lidar de forma eficaz com os desafios da restauração e conservação de ecossistemas. Gerido pela Sema, o Programa tem como objetivo estruturar as ações de desenvolvimento de pessoas em sintonia com as demandas dos Sistemas Estaduais do Meio Ambiente (Sisema) e de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh), potencializando recursos e esforços.

A primeira etapa presencial, que ocorre na sexta-feira (10) será de acolhimento e preparação para o campo, enquanto que a segunda, prevista para sábado (11), terá como foco uma visita técnica em áreas de degradação e de possíveis restaurações, para fins de diagnóstico e reflexão da turma.

Plano de Ação Territorial – PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia: O território delimitado no PAT engloba 56 municípios, perfazendo uma área de 3.918.743 hectares no estado da Bahia onde ocorrem 27 espécies alvo da flora e da fauna, criticamente em perigo de extinção (CR). O PAT também contempla direta e indiretamente 339 espécies beneficiadas ameaçadas de extinção, classificadas em diferentes categorias.