Sema participa de discussão sobre Saúde Única Azul em Brasília

30/04/2024

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), juntamente com as Fundações Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e o Instituto Interamericano para Pesquisa em Mudanças Globais (IAI), realizaram uma reunião em Brasília nesta terça-feira (30) para discutir a Saúde Única Azul e as oportunidades de diplomacia científica, cooperação técnica e cofinanciamento na América Latina e no Caribe.

O principal foco da reunião foi a proposta de criação de uma Rede de colaboração, na qual foram debatidos os pilares fundamentais. A criação dessa Rede visa promover a colaboração e o cofinanciamento para a Saúde Única Azul, sendo que a proposta é fazer do país o primeiro a oficializar o termo.

Durante a reunião, foram estabelecidos encaminhamentos, convites a setores importantes da Saúde Única, realização de reuniões bilaterais e elaboração do Plano de Ação da Saúde Única.

A presença da oceanógrafa Alice Reis, da Superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA) da Sema, foi destacada durante a reunião. Ela ressaltou a importância da secretaria e a relevância de dar visibilidade à Bahia. "A Sema participou como anfitriã, reforçando a importância da Saúde Única Azul para a Bahia, visto que possuímos o maior litoral do país, um terço da população vivendo na zona costeira e recursos marinhos. Precisamos trazer para a Bahia a visibilidade da grandiosidade da costa baiana, tanto em termos de potencial da Economia Azul quanto em complexidade para a gestão sustentável", disse Alice.

A oceanógrafa enfatizou que a participação da secretaria como anfitriã possibilita transformar a Bahia em uma vitrine e estimular pesquisas de excelência que ajudarão na gestão ambiental da zona costeira do estado.

Anexos: